2016-03-27

Mulheres devem ou não devem ser pastoras nas igrejas?


       inúmeras pessoas de várias religiões diferentes; pediram-me para escrever uma matéria explicando sobre o porquê mulheres não devem receber o título de pastoras ou ser pastoras nas igrejas evangélicas e cristãs. Pelo que vejo sempre sou convidado para assuntos polêmicos, mas no intuito de atender a maioria dos pedidos sobre o assunto, falarei sobre o tema baseando-me somente pelo peso das evidencias, sem o uso de achiísmo, ideologia partidária ou qualquer tipo de preconceito ou ideias preconcebidas, no intuito somente de cumprir os propósitos de D'us e as obras de Suas mãos mediante esta matéria. Vamos lá!

     “No principio Criou D'us os Céus e a Terra. A terra, porém era sem forma e vazia..., também disse D'us: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam na terra” Gênesis 01: 01 e 26.

       “Disse mais o Senhor D'us: Não é bom que o homem esteja só far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (Gênesis 02:18).

        Fazendo também da Bíblia cristão, e analisando e comparando a estrutura de I Timóteo 2:11-14 torna coerente a “razão” perfeitamente clara. O verso 13 inicia com “porque” e dá o “motivo” do que Paulo afirmou nos versos 11-12. Por que não devem as mulheres ensinar ou ter autoridade sobre os homens? Porque “primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.” Este é o motivo. Deus criou Adão primeiro, e depois criou Eva para ser uma “auxiliadora” de Adão. Esta ordem da Criação tem aplicação universal na família (Efésios 5:22-33) e nas igrejas independentemente de seus conceitos e fé estar bem fundamentado ou não. O fato de Eva ter sido enganada também é dado como razão para as mulheres não poderem servir como pastoras ou ter autoridade espiritual sobre os homens. Isto leva alguns a crerem que as mulheres não devam ensinar por serem mais facilmente enganadas. Este conceito é discutível, mas se as mulheres forem de fato mais facilmente enganadas, segundo estudos científicos na mente humana, informa que as mulheres agem mais pela emoção do que pela razão; então o por que deixar que ensinassem crianças (que são facilmente enganadas) e outras mulheres (que supostamente são mais facilmente enganadas)? Não é isso o que diz o texto. As mulheres não devem ensinar ou ter autoridade espiritual sobre os homens porque Eva foi enganada. Como resultado, D'us deu aos homens a autoridade primária de ensinar na em cultos religiosos, com o cargo de pastor nas igrejas ou Rabino nas Sinagogas (São João 21:17).

        Biblicamente falando; as mulheres devem ser submissas aos maridos (Colossenses 03:18 e Efésios 05:22-24). Em outras palavras, as mulheres devem ser submissas ao homens, porém, que sejam homens, idôneos, honestos e que deem testemunhos de serem santos; caso contrário a mulher somente deve se submeter a D'us e a sua fé no Eterno.

         A Palavra de Deus proclama: “A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio” (I Timóteo 02:11-12). Na igreja ou lugar de culto, Deus designa papéis diferentes a homens e mulheres, na diferença; mulher gera filhos o homem fecunda o filho na mulher. A primeira vês que a mulher ensinou ao marido o levou a pecar, ou seja a comer do fruto proibido. Isto é resultado da forma como a humanidade foi criada (I Timóteo 02:13), infelizmente pela mulher entrou o pecado no mundo (Gênesis 03:06) a regra de á mulher ser submissa ao marido tem haver com a forma cronológica pela qual o pecado entrou no mundo (II Timóteo 02:14). Deus, através do Apóstolo Paulo muito reconhecido pelos cristãos, restringe as mulheres de exercerem papéis de ensino e/ou autoridade espiritual sobre os homens. Isto impede as mulheres de servirem como pastoras, o que definitivamente inclui pregar, ensinar e ter autoridade espiritual sobre os homens.

         Deus ordenou que somente homens servissem em posições de autoridade de ensino espiritual na igreja. Isto não é porque os homens sejam necessariamente melhores professores ou porque as mulheres sejam inferiores ou menos inteligentes (o que não é o caso). É simplesmente a maneira e a regra que Deus designou para o funcionamento da igreja e cultos. Os homens devem dar o exemplo na liderança espiritual – em suas vidas e através de suas palavras. As mulheres devem ter um papel de menos autoridade. As mulheres são encorajadas a ensinar a outras mulheres (Tito 2:3-5). A Bíblia também não restringe as mulheres de ensinarem crianças. A única atividade que as mulheres são impedidas de fazer é ensinar ou ter autoridade espiritual sobre homens. Isto logicamente inclui mulheres servindo como pastoras, rabina ou pregadoras. Isto não faz, de jeito algum, com que as mulheres sejam menos importantes, mas, ao invés, dá a elas um foco ministerial

mais de acordo com o dom que lhes foi dado por Deus, auxiliar o homem e ser-lhe fiel, claro que sobre fidelidade obrigatóriamente no plano D'us que seja de forma reciproca.

Vejamos alguns exemplos entre tarefas de homens ou mulheres:

No ritual do Santuário antigo, quem sempre ministrou a cerimônia como sacerdote (Rabino - pastor) foi um homem e nunca uma mulher. No contexto dos que creem os cristãos e evangélicos, o salvador do mundo foi um homem e não uma mulher. No contexto da crença cristã pergunto: D'us errou em não ter enviado uma mulher para salvar o mundo e pastorear o Seu povo? O fato é que D'us; enviou um homem. Para libertar o povo de Israel no Egito, enviou o profeta Elias e homens para os grandes eventos, etc, para assumirem os trabalhos de frente e grandes responsabilidades. O messias dos cristãos e evangélicos como creem, escolheu 12 homens para serem pastor, o próprio Yehôshua ou Jesus dos cristãos e evangélicos era pela história de Roma, um homem, e diz a Bíblia de origem romana, que assim como recebeste o Senhor Yehôshua ou Jesus, o Senhor andai nele, edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graça. Tocante ao assunto; sem margens de erros Yehôshua ou Jesus, no contexto da história que vocês acreditam vos deu o exemplo, e na história ele mesmo diz isto e pede para assim como ele fez, fáçais também (São João 13:14), igrejas cristas ou evangélicas tomem “Cuidado para que ninguém vos venha a enredar com suas filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo, e não segundo vossa crença em Yehôshua ou Jesus)", assim diz o livro de  Colossenses 02:06-08.

        Diz a Bíblia Romana: “ A mulher solteira esta ansiosa para agradar ao senhor em tudo o que é e que faz. Uma mulher casada, porem precisa considerar outras coisas, tais como o cuidado da casa, dos filhos ou do que é que o marido gosta e não gosta” ( I Coríntios 07:34, linguagem - Bíblia Viva). Ver - I Tessalonicenses 05:22. As mulheres devem ser submissas aos maridos (Colossenses 03:18 e Efésios 05:22-24). Em outras palavras mesmo nas Bíblias da aceitação cristã, as mulheres devem ser submissas aos maridos (homens), porém, que sejam homens, idôneos, honestos e que deem testemunhos de serem santos, para se fazerem merecedores da submissão. Ate mesmo na Bíblia Romana, aceito geralmente ao pé da letra pelos cristãos e evangélicos, não existe um versículo bíblico dizendo que os homens devem ser submissos as mulheres em qualquer ministério santo; muito pelo contrário, vemos que todas as instruções para o pastorado são dirigidas a homens, por exemplo: que o bispo [e não bispa ou pastora] deve ser "esposo de uma só mulher", "que governe bem a sua própria casa", que em caso de problemas "chame os presbíteros da igreja" etc." (I Timóteo 03:02-04; Tiago 05:14).

Percebe-se, nesta matéria que mulher no pastorado até no mundo evangélico e cristão não é uma questão cultural ou de discriminação "machista", mas é algo que claramente fere a sã doutrina, e a vontade de D'us revelada  e preservada até na Bíblia cristã.

        Muitos me perguntam: Antonio Caldas; como conhecedor da palavra sabemos que há um movimento de força crescente em prol da ordenação de mulheres ao pastorado nas igrejas e religiões que surgem a cada dia, o que me diz sobre isto? Farei um pequeno comentário abaixo, sobre este desvio a´te na bíblia romana preservado nos planos de Deus:

        O Liberalismo teológico (dos meados do século 19, representa o esforço de se adaptar a Bíblia cristã aos movimentos culturais seculares, por isso, rejeitou um leitura literal da Bíblia e adotou como hermenêutica, a interpretação alegórica da Bíblia); deu a metodologia ideal para se torcer textos literais da Bíblia, com a desculpa de contextualização cultural.

        A Filosofia Unissex (que procura deliberadamente acabar com as naturais distinções entre os sexos e promover uma moralidade permissiva até de ideologia de gênero e antibíblica) tem exercido pressão em nossa sociedade moderna e levado muitos a trocar conceitos bíblicos por conveniências culturais e a moda do mundo moderno.

         O Movimento Feminista (que teve seu berço no meio evangélico em 1848 com a convenção de mulheres na capela da igreja Wesleiana Metodista em Sêneca Falls, New York, nos EUA.) tem feito uma releitura dos textos bíblicos que falam dos papeis das mulheres e dos homens na igreja, a partir de uma hermenêutica alegórica e de uma perspectiva cultural acomodada ao humanismo que despreza o aspecto literal do texto conforme as regras de D'us já estipuladas para a humanidade no princípio. Alguns movimentos liberais religiosos e sociais, estão até mesmo torcendo o que diz o livro de Romanos 01:25-27; para ajustar o moderno conceito da sociedade aos conceitos antinaturais desta atual geração liberal.

       Prezado leitor, mediante a hermenêutica e com base nos pesos das evidências, quando afirmo que mulheres não podem ser pastoras o faço na perspectiva de governo, sem qualquer tipo de preconceito. Biblicamente, a mulher não foi criada para governar; mas sim, ela foi feita por causa do homem para o homem não se sentir sozinho e para auxiliá-lo (Gênesis 02:18). O governo da igreja e cultos juntamente com os oficiais que a regem são eminentemente masculinos; se houvesse alguma possibilidade de ser o contrário o homem é que teria que ter sido feito por causa da mulher para auxiliá-la; mas a realidade é diferente. Por outro lado foi a mulher que foi enganada pela serpente e acabou comendo o fruto proibido no Éden, e foi a mulher que induziu o marido a pecar (Gênesis 03:0106); pelo que vejo, tal pecado e indução ao erro pela mulher, a impossibilitou a suposta possibilidade nos planos de Deus de a mulher governar as coisas santas. Na Bíblia você não vê nem tampouco encontra mulheres que governam o Ritual do Santuário Levítico ou igreja e sinagoga. Todas as recomendações Paulinas quanto a presbíteros são para homens. Todavia, o fato das mulheres não governarem a igreja, não as impedem com que preguem ou ensinem a palavra de Deus, ou de conselhos aos seus maridos ou lideres, compreendem? O governo da igreja é masculino e não feminino, ate messias Yehouchua ou Jesus,  aceito ao pé da letra pelos cristãos e evangélicos é masculino, e ele mesmo escolheu entre os homens e mulheres que o seguia, somente homens para pastorear as ovelhas, como se vê o caso dos 12 Apóstolos, são todos masculinos. Yehôshua ou Jesus, disse ao apóstolo São Pedro apascenta as minhas ovelhas (São João 21:17), este direito de apascentar ou governar as ovelhas, foi dado ao homem apóstolo Pedro e repassado aos demais homens conforme a primeira ordenança, caso contrario Yehôshua ou Jesus, teria dado o direito de pastorear a uma mulher, ou teria falado isto a um casal, para o direito se estender tanto a um homem como a uma mulher; mas o fato é que Yehôshua ou Jesus, aceito pelos cristãos e evangélicos disse isto ao homem, e escolheu 12 homens para pastorear o seu ministério. Homens e mulheres que o aceitaram em suas vidas, devem andar como ele andou, é o que diz o ensinamento cristão (Colossenses 02:06-08). As mulheres podem servir a D'us, contudo, governar ou pastorear é uma prerrogativa evidentemente pelo peso das evidencias, somente outorgada por D'us a pessoa masculina; fazer o contrário é ferir e desobedecer a logística e planos de D'us na história da redenção. Alguém se acha melhor do que D'us, ou mais capacitado que Ele  para mudar os Seus planos?

“ESTÁ ESCRITO, NEM SÓ DE PÃO VIVERÁ O HOMEM (OU A MULHER) ,
MAS DE TODA A PALAVRA QUE PROCEDE DA BOCA DE DEUS”.
Mateus 04:04 e Deuteronômio 08:03.

         A sociedade de hoje está vivendo uma crise de valores éticos e morais. Enfim; a modernização substituiu os deveres e bons costumes da sociedade e da família, e os cristãos e evangélicos estão se contaminando com as teorias e costumes do mundo, que direciona para os hábitos e costumes de  Sodoma e Gomorra. Disse o messias aceito pelos cristãos: “ ... Não peço que os tire do mundo; e sim que os livre do mal,... Santifica-os na verdade” (João 17:14-17). Cristãos e evangélicos; façam a diferença, mudando vossas ideias e costumes, submetendo-se a origem dos planos de D'us, preferivelmente na Torá.

         Espero ter ajudado com esta verdade (João 08:32), que é andar na contra mão da religião e mundo atual, ou “... destes dias difíceis...“ (II Timóteo 03:01-07).  Espero que vocês não me censurem e nem me crucifiquem por ter tido a coragem de falar está verdade. Afinal de contas, muitos de vocês me pediram para me pronunciar sobre o assunto, e assim o fiz no contexto do que vocês acreditam, para sem margem de erros não deixar dúvidas na questão em pauta e ser imparcial e sensato nas respostas. Eu disse a verdade, porque para mim, mas me importa servir a Deus do que as religiões ou a homens e mulheres insensatos e guias cegos (Atos 05:29 e Lucas 06:39). Quanto aos insensatos ou cegos, deixo uma pergunta Bíblica: “... Até quando vós insensatos odiareis o conhecimento...???” (Provérbios 01:22-33 e Ezequiel 22:26-30 e Deuteronômio 11:26-27). E vocês que analisarão esta resposta esperada de minha pessoa, qual a posição que irá tomar a partir de hoje? Como uma simples indicação ao caminho a seguir deixo abaixo um outdoor de minha autoria como uma indicação do caminho que devemos seguir:

Antonio Caldas  
Pastor sem fins lucrativos